A importância da língua inglesa
A língua inglesa é considerada a língua universal por ser utilizada como o principal idioma da maioria das áreas profissionais e acadêmicas. A maior parte do conteúdo disponível na internet está em inglês. As tecnologias e os conhecimentos são prioritariamente divulgados na língua inglesa. Apesar da importância do idioma, os brasileiros têm baixo nível de proficiência em inglês conforme demonstra a pesquisa realizada pela EF First na qual o Brasil ocupa o 53º lugar entre 88 países. Assim sendo, o profissional que possui conhecimentos na língua tem boas chances de se destacar no mercado de trabalho.
A Eletrotécnica é uma área que requer o conhecimento atualizado das novas tecnologias. Para isso, o profissional precisa ser capaz de pesquisar e compreender as informações que muitas vezes só estão disponíveis em inglês. Ao contrário do que alguns estudantes imaginam, a língua inglesa não é importante apenas para o profissional que têm oportunidade de viajar para o exterior, mas também para o que pretende se diferenciar em termos de conhecimento técnico. Os exemplos dos professores Rafael e Jefferson ilustram bem a importância da língua inglesa para o técnico em eletrotécnica.
“Em informática, a quantidade de termos técnicos em inglês que foram pouco a pouco sendo inseridos em nossa linguagem nativa trouxe facilidades, mas também desafios. Saber algumas poucas palavras já não é mais um diferencial, deixando a língua inglesa como requisito para alcançar novas posições profissionais. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, todo os diferenciais como uma segunda língua são muito importantes e em uma área técnica como eletrotécnica, não é diferente pois temos diversos manuais produzidos por outras empresas de outras nações que são sempre traduzidos para o inglês e nem sempre na versão em português.”
Prof. Jefferson James
“Sempre que temas relacionados à eletricidade são abordados, a língua inglesa é utilizada como linguagem universal. Artigos, ferramentas e softwares são naturalmente publicados em inglês e, por isso, a disponibilidade de textos na língua portuguesa fica empobrecida, com traduções parciais e precárias de fundamento técnico. Na eletrônica, por exemplo, cujo assunto é sistematicamente tecnológico, alguns assuntos podem demorar anos para terem seu conteúdo traduzido, restringindo consideravelmente o acesso a esse tipo de informação.”
Prof. Rafael Z. Scapini

O inglês e muito importante para várias áreas
Usamos para obter informações tanto de rótulos
E nomes